Noite de Natal
Uma noite mais que especial aqui na CELE ...
Fim de ano na CELE
Atenção para a programação de final de ano na CELE ...
500 Bíblias pelos 500 anos da Reforma Luterana
500 Bíblias pelos 500 anos da Reforma Luterana ...
Ano da Bíblia 2018
Um ano inteiro para celebrar o Livro Sagrado é o que propõe a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB ...
Deus fala com você
Mergulhe seu coração no coração de amor do Pai ou nas páginas de sua Palavra e descobrirá mara ...
O primeiro Natal
A história do primeiro natal ainda tem muito a nos ensinar ...
Advento
“Que Deus abençoe o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória a Deus.” (Lc 19.38) ...
Ação de Graças
Sejamos agradecidos ...

Congregação Evangélica Luterana “Ebenézer”

O trabalho da congregação começou a partir do Instituto Concórdia de São Paulo, aberto em março de 1962 para servir de pré-seminário da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Não havendo congregação no bairro, professores e alunos frequentavam a Congregação Concórdia de Moema. Porém, verificou-se logo a necessidade de fundar uma congregação ao lado da escola. Inicialmente, realizaram-se aulas de escola bíblica e programas missionários no próprio Instituto, visando atingir crianças e respectivas famílias residentes nas imediações.

Um grupo de crianças frequentava a escola bíblica que era realizada na garagem da casa do professor pastor Paulo Flor, no Instituto Concórdia de São Paulo. A partir desta escola bíblica, cresceu o número de pessoas que conheceu o evangelho. Decidiram então, chamar um pastor, o Rev. Galdino Schneider, e construir um templo onde se realizassem os cultos.

O terreno destinado ao templo é o mesmo em que se encontra a igreja nos dias de hoje, mas sua estrutura era totalmente diferente. A capela construída era de madeira e foi colocada a um nível alto, bem acima do chão, pois em dias de chuva, as inundações eram frequentes. Como o terreno era bastante grande, foi decidido pedir ajuda do exterior para a construção de um templo maior.

A verba para a construção do novo prédio foi conseguida, provida da Suécia, mas havia uma condição para a doação. O prédio em que seriam realizados os cultos, não poderia ser usado exclusivamente para esse fim. Deveria ser de utilidade para a comunidade local, para o bairro. Assim, foi construído um prédio de dois andares (como o temos hoje). A parte de baixo foi destinada para um posto de saúde, desenvolvido em convênio com a prefeitura da cidade e a parte de cima foi dedicada para um salão de cultos e salas de aula para escola dominical e estudos.

Hoje, a parte de cima do prédio, ainda é o salão de cultos e a parte de baixo está sendo ocupada no trabalho da congregação com o propósito de levar o evangelho de Cristo para todas as pessoas.
A Igreja Sempre Crescendo
Congregação Esperança - Luterana Esperança

A Congregação Evangélica Luterana “Ebenézer” foi oficialmente fundada no dia 09 de Abril de 1967. O nome "Ebenézer" significa: "Até aqui nos ajudou o SENHOR” (1Samuel 7.12). Professores, funcionários e alunos do Instituto Concórdia se filiaram e novos membros foram conquistados através do evangelismo.

Desde 1996, a Congregação Ebenézer está organizada em cinco áreas de atuação que correspondes aos objetivos primordiais da Igreja Cristã: adoração, comunhão, ensino, serviço social e testemunho.

Hoje a Ebenézer conta com dois pontos missionários: Missão Piracuama/Jd. Evana e Missão Juquitiba (60 Km da capital).

Atualmente a CELE conta com cerca de 533 membros batizados e dois pastores: Genivaldo Agner e Adevair Negri Schulz, que também atua como capelão do Colégio Concórdia.

Pastores da Ebenézer
Pastores da Congregação Ebenézer - SP

1 Galdino Schneider | 1967-1978
2 Nelson Lautert | 1977-1980
3 Davi Flor | 1978-1984
4 Eiter Schneider | 1984-1994
5 Arno Bessel | 1987-2006
6 Mário Rost | 1995-2003
7 Valdir Mansk | 1998-2003
8 Edson Vitorino Nimbu | 2006-2012
9 Héber Fach | 2007-2014
10 Adevair Schulz | 2013
11 Genivaldo Agner | 2015
Capelães do Colégio Concórdia
Pastores da Congregação Ebenézer - SP

1 Arno Bessel | 1987-2001
2 Herivélton Regiani | 1999-2003
3 Mário Rost | 2002-2003
4 Adevair Negri Schulz | 2013-
Uma congregação organizada por áreas
Cinco Áreas de Atuação da Igreja

A partir do ano de 1995, a Congregação “Ebenézer” se estruturou em cinco áreas de atuação. Seus membros são convidados a trabalhar nessas áreas, de acordo com seus dons e habilidades. As cinco áreas são: Adoração, Ensino, Testemunho, Serviço Social e Comunhão. Cada uma dessas áreas enfatiza um aspecto diferente da missão que Deus deu ao seu povo: levar o evangelho à toda a criatura.

Conheça mais sobre as Cinco Áreas de Atuação da Igreja.
LUTHERFEST - Festival de música
Festival Missionário

O LutherFest é um festival de música cristã e popular organizado pela congregação Ebenézer através da sua Área de Adoração.

O evento foi criado no outono de 2008, e teve ao todo cinco edições, sempre marcado pela variedade de ritmos e estilos musicais e por entretenimento. As três primeiras edições foram realizadas na área de eventos da congregação Ebenézer. E devido ao grande êxito e a grande quantidade de pessoas participantes, a quarta edição do evento migrou para o auditório do CEU Campo Limpo (Centro Educacional Unificado da Prefeitura Municipal). Em 2012, o local escolhido para sediar o Lutherfest foi o Colégio Concórdia, realizando o V Lutherfest em sua quadra de esportes.

Pessoas da capital paulista, da região metropolitana, do interior e até mesmo de outros estados do Brasil prestigiaram o Lutherfest e compartilham seus dons com o público presente.

O cardápio de apresentações sempre foi bastante variado. Do harmônico coral de sinos a um trio de rap, do rock pesado ao MPB, da música reflexiva sacra ao pop, além de danças litúrgicas, poesias, piadas e apresentação de corais tornaram este evento num relevante instrumento de missão, comunhão, entretenimento e vivência cristã.



Luterana Ebenézer
Congregação Evangélica Luterana Ebenézer
Considerada Utilidade Pública Lei nº 374/1971
Filiada à IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Rua Januário Zíngaro, 51 – Campo Limpo – São Paulo – SP – CEP 05794-300
Tel: (11) 5841-4254 - E-mail: luteranaebenezersp@gmail.com
2010-2018 - Todos os Direitos Reservados - Luterana Ebenézer
Desenvolvido por: Wagner Jann