Confirmação 2017
12 de Novembro foi um dia especial na CELE. ...
Culto distrital - 500 anos da Reforma
Simplesmente Maravilhoso ...
Campanha Mude o Brasil pela Bíblia 2017
No ano em que se celebram os 500 anos da Reforma, vamos colocar a Bíblia no centro da vida do ...
Profissão de Fé na CELE
Dia 09 de julho, foi mais um dia muito especial para a nossa congregação. ...
500 anos da Reforma Protestante
Há exatos 500 anos hoje, 31 de outubro, um monge alemão metido a besta, chamado Martinho Luter ...
500 anos da Reforma Luterana - Uma série de videos
Uma série de videos sobre a Reforma Luterana ...
A Presença de Jesus
“Todos ficaram apavorados com o que viram. Mas logo Jesus falou com eles, dizendo: — Coragem, ...
Nosso Solstício de Inverno
Eis que saboreamos mais um inverno. Alguns o amam e o celebram com uma xícara de chocolate que ...

Congregação Evangélica Luterana “Ebenézer”

O trabalho da congregação começou a partir do Instituto Concórdia de São Paulo, aberto em março de 1962 para servir de pré-seminário da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Não havendo congregação no bairro, professores e alunos frequentavam a Congregação Concórdia de Moema. Porém, verificou-se logo a necessidade de fundar uma congregação ao lado da escola. Inicialmente, realizaram-se aulas de escola bíblica e programas missionários no próprio Instituto, visando atingir crianças e respectivas famílias residentes nas imediações.

Um grupo de crianças frequentava a escola bíblica que era realizada na garagem da casa do professor pastor Paulo Flor, no Instituto Concórdia de São Paulo. A partir desta escola bíblica, cresceu o número de pessoas que conheceu o evangelho. Decidiram então, chamar um pastor, o Rev. Galdino Schneider, e construir um templo onde se realizassem os cultos.

O terreno destinado ao templo é o mesmo em que se encontra a igreja nos dias de hoje, mas sua estrutura era totalmente diferente. A capela construída era de madeira e foi colocada a um nível alto, bem acima do chão, pois em dias de chuva, as inundações eram frequentes. Como o terreno era bastante grande, foi decidido pedir ajuda do exterior para a construção de um templo maior.

A verba para a construção do novo prédio foi conseguida, provida da Suécia, mas havia uma condição para a doação. O prédio em que seriam realizados os cultos, não poderia ser usado exclusivamente para esse fim. Deveria ser de utilidade para a comunidade local, para o bairro. Assim, foi construído um prédio de dois andares (como o temos hoje). A parte de baixo foi destinada para um posto de saúde, desenvolvido em convênio com a prefeitura da cidade e a parte de cima foi dedicada para um salão de cultos e salas de aula para escola dominical e estudos.

Hoje, a parte de cima do prédio, ainda é o salão de cultos e a parte de baixo está sendo ocupada no trabalho da congregação com o propósito de levar o evangelho de Cristo para todas as pessoas.
A Igreja Sempre Crescendo
Congregação Esperança - Luterana Esperança

A Congregação Evangélica Luterana “Ebenézer” foi oficialmente fundada no dia 09 de Abril de 1967. O nome "Ebenézer" significa: "Até aqui nos ajudou o SENHOR” (1Samuel 7.12). Professores, funcionários e alunos do Instituto Concórdia se filiaram e novos membros foram conquistados através do evangelismo.

Desde 1996, a Congregação Ebenézer está organizada em cinco áreas de atuação que correspondes aos objetivos primordiais da Igreja Cristã: adoração, comunhão, ensino, serviço social e testemunho.

Hoje a Ebenézer conta com dois pontos missionários: Missão Piracuama/Jd. Evana e Missão Juquitiba (60 Km da capital).

Atualmente a CELE conta com cerca de 533 membros batizados e dois pastores: Genivaldo Agner e Adevair Negri Schulz, que também atua como capelão do Colégio Concórdia.

Pastores da Ebenézer
Pastores da Congregação Ebenézer - SP

1 Galdino Schneider | 1967-1978
2 Nelson Lautert | 1977-1980
3 Davi Flor | 1978-1984
4 Eiter Schneider | 1984-1994
5 Arno Bessel | 1987-2006
6 Mário Rost | 1995-2003
7 Valdir Mansk | 1998-2003
8 Edson Vitorino Nimbu | 2006-2012
9 Héber Fach | 2007-2014
10 Adevair Schulz | 2013
11 Genivaldo Agner | 2015
Capelães do Colégio Concórdia
Pastores da Congregação Ebenézer - SP

1 Arno Bessel | 1987-2001
2 Herivélton Regiani | 1999-2003
3 Mário Rost | 2002-2003
4 Adevair Negri Schulz | 2013-
Uma congregação organizada por áreas
Cinco Áreas de Atuação da Igreja

A partir do ano de 1995, a Congregação “Ebenézer” se estruturou em cinco áreas de atuação. Seus membros são convidados a trabalhar nessas áreas, de acordo com seus dons e habilidades. As cinco áreas são: Adoração, Ensino, Testemunho, Serviço Social e Comunhão. Cada uma dessas áreas enfatiza um aspecto diferente da missão que Deus deu ao seu povo: levar o evangelho à toda a criatura.

Conheça mais sobre as Cinco Áreas de Atuação da Igreja.
LUTHERFEST - Festival de música
Festival Missionário

O LutherFest é um festival de música cristã e popular organizado pela congregação Ebenézer através da sua Área de Adoração.

O evento foi criado no outono de 2008, e teve ao todo cinco edições, sempre marcado pela variedade de ritmos e estilos musicais e por entretenimento. As três primeiras edições foram realizadas na área de eventos da congregação Ebenézer. E devido ao grande êxito e a grande quantidade de pessoas participantes, a quarta edição do evento migrou para o auditório do CEU Campo Limpo (Centro Educacional Unificado da Prefeitura Municipal). Em 2012, o local escolhido para sediar o Lutherfest foi o Colégio Concórdia, realizando o V Lutherfest em sua quadra de esportes.

Pessoas da capital paulista, da região metropolitana, do interior e até mesmo de outros estados do Brasil prestigiaram o Lutherfest e compartilham seus dons com o público presente.

O cardápio de apresentações sempre foi bastante variado. Do harmônico coral de sinos a um trio de rap, do rock pesado ao MPB, da música reflexiva sacra ao pop, além de danças litúrgicas, poesias, piadas e apresentação de corais tornaram este evento num relevante instrumento de missão, comunhão, entretenimento e vivência cristã.



Luterana Ebenézer
Congregação Evangélica Luterana Ebenézer
Considerada Utilidade Pública Lei nº 374/1971
Filiada à IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Rua Januário Zíngaro, 51 – Campo Limpo – São Paulo – SP – CEP 05794-300
Tel: (11) 5841-4254 - E-mail: luteranaebenezersp@gmail.com
2010-2017 - Todos os Direitos Reservados - Luterana Ebenézer
Desenvolvido por: Wagner Jann