“Cantem ao Senhor com alegria, povos de toda a terra! Louvem o Senhor com canções e gritos de alegria.” (Salmo 98.4)
Hoje celebramos o dia de Ação de Graças. É celebrado sempre na 4ª quinta-feira do mês de Novembro.
O Dia de Ação de Graças tem suas origens nos festivais de colheita. Expressar gratidão por uma colheita abundante era costume tanto nas culturas dos peregrinos que partiram da Inglaterra para a América em 1620 como dos nativos americanos que encontraram.
Para grande parte de nós, parece que ter um dia para expressar gratidão não faz assim tanto sentido. Ou porque achamos que devemos expressar essa gratidão todos os dias, ou porque não plantamos, não temos colheitas e portanto isso não é conosco.
A verdade é que sim, devemos expressar nossa gratidão diariamente e que sim, o dia de Ação de Graças também diz respeito a nós, mesmo se não plantamos ou colhemos. Diariamente podemos e devemos agradecer a Deus quando podemos nos sentar ao redor da mesa, ou onde quer que seja, para termos uma refeição que nos satisfaça.
Martinho Lutero, na explicação do Pai Nosso lembra-nos que devemos agradecer a Deus por “tudo o que pertence ao sustento e as necessidades da vida, como por exemplo: comida, bebida, vestes, calçados, casa, lar, campos, gado, dinheiro, bens, emprego, filhos piedosos, bons amigos, bons vizinhos, e coisas semelhantes”.
E quando olhamos para a nossa vida, percebemos que temos grande parte de todas essas coisas e em muitos casos, mais do que precisamos. A maior de todas as dádivas, a salvação pela fé em Cristo Jesus.
Sejamos agradecidos, hoje e sempre. Amém.