Noite de Natal
Uma noite mais que especial aqui na CELE ...
Fim de ano na CELE
Atenção para a programação de final de ano na CELE ...
500 Bíblias pelos 500 anos da Reforma Luterana
500 Bíblias pelos 500 anos da Reforma Luterana ...
Ano da Bíblia 2018
Um ano inteiro para celebrar o Livro Sagrado é o que propõe a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB ...
Temática da IELB para 2018
Vou viver e anunciar o que o Senhor tem feito! No lugar onde fui colocado por Deus. ...
Hino dos 500 anos da Reforma Luterana - IELB
Vencedor do concurso do hino dos 500 anos da Reforma Protestante - IELB ...
500 anos da Reforma Luterana - Sem intermediários
Segundo video de uma série sobre os 500 anos da Reforma Luterana ...
500 anos da Reforma Luterana - Como tudo começou
Primeiro video de uma série interessante sobre a Reforma Luterana ...
foto: Internet
O primeiro Natal
A história do primeiro natal ainda tem muito a nos ensinar
A história do primeiro natal ainda tem muito a nos ensinar. É claro que poderia destacar o cumprimento da promessa de Deus em enviar um Salvador ou todo o louvor que Deus preparou para o menino Jesus através dos anjos, pastores e magos do oriente. Mas gostaria de observar o natal sob outro olhar e ver as bênçãos e as maravilhas de Deus também quando tudo parece estranho, errado e fora de nossos planos.
 
Isto começa no anúncio do anjo Gabriel para Maria a respeito de sua gravidez milagrosa. Sim, Deus vai a um pequeno vilarejo anunciar para a moça simples do interior a notícia que transformou a humanidade. E o que foi aquela longa viagem de aproximadamente 120 km de uma gestante em um lombo de jumento até a cidade de Belém? Que loucura é esta? Imagino também a preocupação e angústia de José e Maria quando, prestes a dar à luz longe de casa, o melhor lugar que conseguiram foi uma estrebaria cheia de animais. Imagino que se isto acontecesse hoje, Maria e José teriam feito uma longa viagem em um transporte público falido e, na falta de leitos e vagas no SUS, Jesus teria nascido em um barracão nos fundos de um quintal.

E não é que a mão de Deus estava presente em cada momento do primeiro natal? A graça, o amor e a misericórdia de Deus estavam sendo escritas e desenhadas em cada episódio, mesmo que estranhos ao olhar humano. E como é confortador perceber este agir de Deus também na contramão da razão humana. A mão de Deus também é presente quando nem tudo parece lindo e maravilhoso. A graça de Deus é presente mesmo que os sonhos fracassem, que a vida fuja de nosso controle e que carreguemos uma pesada cruz sobre nossos ombros. Jesus é Emanuel, é Deus conosco. Em todos os momentos!

O nascimento do Salvador Jesus é a garantia do amor de Deus. É garantia do perdão, da vida eterna, da transformação e de uma vida cristã. Se neste natal você está passando por crises e aflições, lembre-se do primeiro natal. Mesmo quando tudo parece perdido e fora de controle, tudo ainda está nas mãos misericordiosas de Deus. “Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – o Messias, o Senhor!” (Lucas 2.10). O Salvador nasceu. Feliz Natal!

Bruno A. K. Serves
Pastor em Candelário, RS
quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Luterana Ebenézer
Congregação Evangélica Luterana Ebenézer
Considerada Utilidade Pública Lei nº 374/1971
Filiada à IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Rua Januário Zíngaro, 51 – Campo Limpo – São Paulo – SP – CEP 05794-300
Tel: (11) 5841-4254 - E-mail: luteranaebenezersp@gmail.com
2010-2018 - Todos os Direitos Reservados - Luterana Ebenézer
Desenvolvido por: Wagner Jann