Instrução de Confirmandos 2019
Vai começar uma nova turma de Instrução de Confirmandos na Ebenézer ...
Nova diretoria da CELE
No útlimo dia 09 de dezembro, tivemos a eleição da nova diretoria e líderes de áreas para o bi ...
Conselho Diretor da IELB se reúne em São Leopoldo
Entre os dias 15 e 18 de novembro de 2018, aconteceu a reunião anual do Conselho Diretor da IE ...
34° Congresso das mulheres Luteranas - Distrito Paulista
Aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro de 2018 o 34° Congresso das mulheres Luteranas do Distri ...
Temática da IELB para 2018
Vou viver e anunciar o que o Senhor tem feito! No lugar onde fui colocado por Deus. ...
Hino dos 500 anos da Reforma Luterana - IELB
Vencedor do concurso do hino dos 500 anos da Reforma Protestante - IELB ...
500 anos da Reforma Luterana - Sem intermediários
Segundo video de uma série sobre os 500 anos da Reforma Luterana ...
500 anos da Reforma Luterana - Como tudo começou
Primeiro video de uma série interessante sobre a Reforma Luterana ...
foto: Internet
Conhecer Jesus – é necessidade vital!
O conhecimento é importante e decisivo em todas as áreas da vida humana. Resulta daí a necessidade do ensino no lar e nas escolas.
Mateus 2.1-12

O  conhecimento  é  importante  e  decisivo  em  todas  as  áreas  da  vida humana. Resulta daí a necessidade do ensino no lar e nas escolas.

O autor Ikojiro Nonaka escreveu: “Em uma economia onde a única certeza é  a  incerteza,  a  fonte  certa  de  vantagem competitiva  duradoura  é  o conhecimento”.

Se  o  conhecimento  é  importante  e  decisivo  na  economia,  nas  coisas efêmeras/passageiras, quanto  mais  o conhecimento  da  palavra  de Deus é importante na vida espiritual que transcende o tempo presente e decide a vida eterna.

O profeta Oséias, lamenta: “O meu povo não quer saber de mim e por isso está sendo destruído” (Os 4.6).

A  humanidade  se  afasta  cada  vez  mais  do  Evangelho,  dos  princípios divinos e do propósito de vida que Deus definiu para os seres humanos, especialmente  no  tempo  pós-moderno  que  tem  como  característica  o relativismo. 

O apóstolo Paulo escreveu aos romanos, apontando a causa de todo o mal que  impera  no  mundo  (Rm  1.28ss):  “E,  por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental  reprovável,  para praticarem  coisas  inconvenientes,  cheios  de injustiças, malícia, etc”. Entre todos os males está a idolatria, a corrupção, a imoralidade, o homossexualismo e muitos outros males.

Parece um paradoxo: Para este mundo que despreza o conhecimento de Deus, Deus manifesta o seu amor, enviando o Filho Jesus Cristo para salvar e recuperar a humanidade. É amor incompreensível! Ele se dá a conhecer como Deus amoroso e misericordioso.

Estamos no período de EPIFANIA. Neste tempo celebramos a revelação de Jesus ao mundo. O mundo precisava conhecer Jesus como Deus encarnado e crer Nele como o único Salvador (Jo 14.6)

Hoje a humanidade tem a oportunidade de conhecer Jesus através do Evangelho. Este conhecimento é absolutamente vital para a salvação. Através  dele  o  Espírito  Santo atua  para levar  as  pessoas  à fé. O apóstolo  Paulo,  escrevendo  aos  Romanos, declara:  “A  fé  vem  pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo” (Rm 10.17). Aos efésios escreve: “pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Ef 2.8).

É por causa da graça de Deus revelada que os cristãos celebram este período de Epifania com muita alegria e gratidão. Reconhecem também que têm a nobre missão de levar o conhecimento do santo Evangelho ao povo para que ele conheça o Salvador Jesus e o plano de Salvação de Deus.  Jesus  nos  dá  esta  tarefa,  ao  dizer:  “Ide  por  todo  o  mundo  ...Ensinando-os”.

O texto de Mt 2.1-12, que lemos há pouco, relata a história da visita dos magos a Belém para conhecer Jesus, o “recém-nascido Rei dos judeus” (Mt 2.2). Os magos estavam ansiosos por conhecer o Menino nascido em Belém.  Ao  encontra-lo,  o presenteiam  com  dádivas  valiosas,  em reconhecimento da Sua identidade como “Rei dos judeus”.

Deus, em sua imensa misericórdia, providenciou uma estrela para guiar os magos até o Menino Jesus. Assim, Deus também providenciou pessoas e meios para trazer o conhecimento do Evangelho até nós. Louvamos a Deus, por isto. Agora confiou a nós esta missão de anunciar o evangelho às pessoas. Que privilégio! Somos mensageiros de Deus! 

Deus quer que sejamos “estrelas” para refletir e irradiar a luz do amor de Deus ao mundo, em forma de palavras e atitudes. Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo ... Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5. 14ª e 16).

Deus nos fortalece e capacita através dos meios da graça (Palavra e Santa Ceia) para nos manter firmes e ativos no Reino de Deus. Façamos uso permanente destes meios maravilhosos.

Henry David Thoreau escreve: “Um livro verdadeiramente bom me ensina mais  do  que  uma  simples  leitura.  Devo  largá-lo logo  após  a  leitura  e começar a viver as coisas que encontrei lá dentro. O que eu comecei lendo, devo terminar agindo”. 

Se a leitura de um livro secular já é importante, muito mais importante é a leitura da BÍBLIA! Lendo a Bíblia, adquirimos o conhecimento cada vez maior de Deus e do seu plano de salvação!                 
Martinho Sonntag | Pastor Luterano
Martinho Sontagg
ielb.org.br
terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Luterana Ebenézer
Congregação Evangélica Luterana Ebenézer
Considerada Utilidade Pública Lei nº 374/1971
Filiada à IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Rua Januário Zíngaro, 51 – Campo Limpo – São Paulo – SP – CEP 05794-300
Tel: (11) 5841-4254 - E-mail: luteranaebenezersp@gmail.com
2010-2019 - Todos os Direitos Reservados - Luterana Ebenézer
Desenvolvido por: Wagner Jann