94 Anos da JELB
Distrito Paulista celebra culto de comemoração aos 94 anos da JELB no Encontro Esportivo da JE ...
Aniversário de 52 anos da Ebenézer
Dia 14 de Abril celebramos o nosso aniversário! ...
Retiro de Carnaval JELB/DP
Quer saber como foi o retiro distrital dos Jovens do Distrito Paulista? ...
Instalação Rev. Leandro D. Hübner
No dia 17 de fevereiro, na Congregação Evangélica Luterana Cristo Rei de Guaianases, a nova Pa ...
Temática da IELB para 2018
Vou viver e anunciar o que o Senhor tem feito! No lugar onde fui colocado por Deus. ...
Hino dos 500 anos da Reforma Luterana - IELB
Vencedor do concurso do hino dos 500 anos da Reforma Protestante - IELB ...
500 anos da Reforma Luterana - Sem intermediários
Segundo video de uma série sobre os 500 anos da Reforma Luterana ...
500 anos da Reforma Luterana - Como tudo começou
Primeiro video de uma série interessante sobre a Reforma Luterana ...
foto: Evelyn Zimmer
Ascensão
Após três anos em companhia de Jesus, chegou para os discípulos a hora da despedida.
Após três anos em companhia de Jesus, chegou para os discípulos a hora da despedida. Jesus que, após sua ressurreição, passou com eles 40 dias na Galileia, onde apareceu em cerca ocasião a mais de 500 pessoa, pediu a seus onze discípulos que voltassem a Jerusalém, ali, ele se encontraria com eles. 

Em Jerusalém, sentados à mesa, Jesus lhes deu a seguinte ordem: Não se afastem de Jerusalém, mas esperem a promessa do Pai, a qual vocês ouviram de mim. Porque João na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias (At 1.4,5). João Batista  batizou usando a água como um meio. Eles serão batizados diretamente com o Espírito Santo, sem um meio externo, como a água. O Espírito Santo será derramado sobre eles e lhes concederá poder e diversos dons. Isto aconteceu após alguns dias, no dia de Pentecostes.  

Então os que estavam reunidos com Jesus lhes perguntaram: Será este o tempo em que o Senhor irá restaurar o reino de Israel? A conversa sobre este assunto, parece que se estendeu ainda durante o caminho para Betânia. Eles estavam sonhando ainda com a falsa esperança judaica de que o Messias viria para elevar os judeus, a nação judaica, a uma potência mundial, uma esperança material. Jesus lhes respondeu: Não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o Pai fixou pela sua própria autoridade (Mc 13.5,9,23,33). Pois o Reino de Deus é Espiritual, está dentro de vós (Lc 17.21), e será assim até o fim do mundo, o Juízo Final, quando Jesus retornará em grande glória para julgar vivos e mortos. 

Por isso a resposta de Jesus: Não vos compete conhecer tempos ou épocas, que o Pai fixou pela sua autoridade. Portanto, não cabe a vocês saber, não se preocupem com “tempos o épocas”, pesquisando sinais, etc. A vocês cabe a missão  de fazer discípulos, até o fim dos séculos. Além disso, cabe a vocês cuidarem para que ninguém vos engane, vigiem, orem (Mc 13.5,9,23,33), andem e preguem arrependimento e fé na graça de Cristo. Aqui vocês estão no “reino da cruz”. Você serão perseguidos, odiados, encarcerados, etc. Sabendo que após esta vida sereis recebidos no reino da glória para toda a eternidade.

Tendo chegado ao lugar que Jesus escolheu para sua ascensão, estando ainda falando com eles, Jesus levantou as mãos e os abençoou. Enquanto isso foi elevado às alturas, e uma nuvem o encobriu de diante dos olhos deles.  

Que nuvem era essa? Era a nuvem pela qual Deus revelou sua graciosa presença ao povo de Israel, durante sua peregrinação por 40 aos do deserto.  De dia, a nuvem fazia sombra ao povo, à noite, iluminava o acampamento. A nuvem que cobriu o monte onde Deus entregou a lei a Moisés. Esta nuvem na qual os anjos estavam ao anunciarem aos pastores, no campo de Belém, o nascimento de Jesus. Esta nuvem cobriu Jesus. Ali estavam os milhares de anjos que receberam Jesus nos céus, como diz o salmista: Deus subiu em meio a aclamações; o Senhor, ao som de trombeta. Cantem louvores a Deus, cantem louvores; cantem louvores ao nosso Reis, cantem louvores. Deus é o Rei de toda a terra, cantem louvores com harmonioso cântico. Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono (Sl 47.5-8).

Assim Deus se despediu de seus discípulos e se assentou à direita de Deus, isto é, foi lhe dado todo o poder nos céus e na terra. Como ele mesmo já o dissera a seus discípulos: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra (Mt 28.18). Cada vez que você lembra Jesus, lembre-se dele abençoando, pois ele continua abençoando todos os que se tornaram filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 

Os discípulos estavam pasmos olhando para os céus. De repente dois homens vestidos de branco, dois anjos, e perguntaram: Homens da Galileia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o vira subir (At 1.9-11). 

Sim, ele voltará para nos buscar, para viermos com ele em eterna glória e bem-aventurança. Esta é nossa esperança, enquanto peregrinamos neste vale de lágrimas. Esta esperança nos dá força, ânimo e consolo. Podemos clamar a ele, tanto para louvá-lo, como para invoca-lo e pedir socorro na aflições desta vida, ou pedir sabedoria para nossa missão.

Então eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém cheios de alegria. E estavam sempre no templo, louvando a Deus (Lc 24.52,53). 
   
Em tempos passados, o dia da Ascensão era feriado. Em alguns países cristãos continua feriado, como na Alemanha. A Ascensão era festejada com grandes e jubilosos cultos. Em Jerusalém faziam uma procissão do centro de Jerusalém até o lugar da Ascensão de Jesus. Algumas comunidades celebravam cultos todos os dias da semana da Ascensão. Hoje, muitas comunidades – por várias razões – não têm culto neste dia e celebram a Ascensão no domingo antes o depois da quinta-feira. Importa voltarmos a celebrar este glorioso dia da Ascensão, tão consolador e cheio de esperança para os cristãos.          

Horst R. Kuchenbecker
Pastor Luterano
quarta-feira, 29 de maio de 2019

Luterana Ebenézer
Congregação Evangélica Luterana Ebenézer
Considerada Utilidade Pública Lei nº 374/1971
Filiada à IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Rua Januário Zíngaro, 51 – Campo Limpo – São Paulo – SP – CEP 05794-300
Tel: (11) 5841-4254 - E-mail: luteranaebenezersp@gmail.com
2010-2019 - Todos os Direitos Reservados - Luterana Ebenézer
Desenvolvido por: Wagner Jann