Domingo, 11 de junho, é o Domingo da Santíssima Trindade. Essa é a doutrina bíblica da Igreja Luterana que ensina que existe um único Deus, em 3 pessoas distintas entre si, mas de igual poder.
O Credo de Atanásio (Quicumque vult), subscrito pelas maiores confissões do cristianismo (Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Ortodoxa e a maior parte dos protestantes), é geralmente atribuído a Santo Atanásio, bispo de Alexandria (século IV), mas estudiosos do assunto conferem a ele data posterior (século V). Sua forma final teria sido alcançada apenas no século VIII. O texto grego mais antigo deste credo provém de um sermão de Cesário de Arles, no início do século VI.
Apesar da data ser incerta, este credo foi elaborado para combater o arianismo e reafirmar a doutrina cristã tradicional da Trindade.
O = Oficiante
C = CongregaçãoO: Aquele que quiser ser salvo, antes de tudo deverá ter a verdadeira fé cristã.
C: Aquele que não a conservar em sua totalidade e pureza, sem dúvida morrerá eternamente.O: E a verdadeira fé cristã é esta:
TODOS: que honremos um único Deus na Trindade e a Trindade na Unidade, O: não confundindo as pessoas da Trindade nem dividindo Deus em três partes.
C: Pois uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo; O: mas o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um único Deus, iguais em glória e majestade eterna.
TODOS: Assim como o Pai, também o Filho e o Espírito Santo. O: O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado.
C: A grandeza do Pai não pode ser medida. A grandeza do Filho não pode ser medida. A grandeza do Espírito Santo não pode ser medida. O: O Pai é eterno, O Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno.
TODOS: Contudo, não são três Eternos, mas um único Eterno. O: Do mesmo modo, não são três Incriados, nem três Deuses com uma grandeza que não pode ser medida, mas um único Incriado e um único Deus grande, que nenhum ser humano pode medir.
C: Da mesma maneira, o Pai é todo-poderoso, o Filho é todo-poderoso, o Espírito Santo é todo-poderoso; O: contudo, não são três Todo-poderosos, mas um único Todo-poderoso.
TODOS: Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus; O: não são três Deuses, mas um único Deus.
C: Assim, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor; O: entretanto, não são três Senhores, mas um único Senhor.
TODOS: Visto que, segundo a verdade cristã, nos importa confessar cada pessoa da Trindade por sua vez como sendo Deus e Senhor, fica proibido a nós, pela fé cristã, dizer que existem três Deuses e três Senhores.O: O Pai por ninguém foi feito, nem criado, nem gerado.
C: O Filho provém apenas do Pai, não foi feito, nem criado, mas gerado.O: O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado pelo Pai e pelo Filho, mas deles procede.
C: Logo, é um único Pai, não são três Pais; um único Filho, não três Filhos; um único Espírito Santo, não três Espíritos Santos.O: E nesta Trindade nenhuma pessoa é anterior ou posterior, nenhuma maior ou menor,
C: mas todas as três pessoas sempre existiram e são iguais entre si; TODOS: de modo que, como foi dito, em tudo seja honrada a Trindade na Unidade e a Unidade na Trindade.O: Portanto, quem quiser ser salvo deverá pensar assim da Trindade.
C: Entretanto, é necessário para a salvação eterna crer também fielmente que nosso Senhor Jesus Cristo é verdadeiro homem.O: Esta é, portanto, a fé verdadeira:
TODOS: crermos e confessarmos que nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, é Deus e Homem.O: É Deus igual ao Pai, gerado antes dos tempos, e ser humano nascido de sua mãe no tempo;
C: Deus perfeito e Homem perfeito, em corpo e alma.O: Igual ao Pai segundo a divindade e menor do que o Pai segundo a sua humanidade.
TODOS: Ainda que é Deus e Homem, nem por isso são dois, mas um único Cristo. O: Um só, não deixando de ser Deus para ser homem, mas aceitando ser homem e continuando a ser Deus.
C: É, de fato, um só, não juntando a divindade com a humanidade, mas porque ele é uma única pessoa, um só Jesus Cristo. O: Pois, assim como o ser humano é formado de alma e corpo, assim Jesus tinha as duas naturezas, a natureza divina e a natureza humana,
C: o qual padeceu pela nossa salvação, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos. O: Subiu ao céu, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
C: E quando vier, todos os homens vão ressuscitar com os seus corpos e prestar contas de seus próprios atos, O: e aqueles que, movidos pela fé, fizeram o bem irão para a vida eterna, mas aqueles que se desviaram do caminho e fizeram o mal, vão para o fogo eterno.
TODOS: Esta é a verdadeira fé cristã. Aquele que não crer com firmeza e fidelidade não poderá ser salvo.
A linguagem foi um pouco alterada/modernizada pra a melhor compreensão dos termos usados no LIVRO DE CONCÓRDIA